Não seja esperto, seja fã!

Só aproveitando o comentário que fiz na aula de ontem...

No tão aguardado filme dos Simpsons que estréia amanhã, a família amarela de Springfield já deixa a sua primeira alfinetada nos minutos iniciais: Homer Simpson aponta para a tela e diz “Não acredito que estamos pagando para assistir a algo que poderíamos ver de graça na TV! Todo mundo nesse cinema é otário! Especialmente você!”. E não pára por aí! O longa conta com a tão conhecida vinheta do seriado, iniciada com Bart escrevendo repetidas vezes no quadro negro: “Eu não vou baixar ilegalmente este filme”.

Essa moda de baixar filmes começou com o pessoal que contrabandeava uma filmadora para dentro do cinema, filmava o telão projetado e depois liberava em sites para quem quisesse assistir. Mas a pirataria só cresceu mesmo quando aportou no território tupiniquim. Claro que os brasileiros, espertos como só eles, não iriam ficar para trás. Hoje contam com a colaboração de conterrâneos que vivem na terra do Tio Sam e já facilitam o trabalho: mandam os filmes com legenda e qualidade de dvd.

Nem vou desdobrar a questão de pirataria alimentando o tráfico, pois isso você já está cansado de ver em campanhas e noticiários. Mas, será que esse pessoal não percebe o quanto esse esqueminha prejudica a indústria cinematográfica que eles tanto “amam”? Nos Estados Unidos o efeito nem é percebido, pois a maioria das pessoas que assistem aos filmes piratas, também vão para as filas de cinema – cada vez mais populares por lá.

No Brasil o problema é maior. Além de o número de “cyberpiratas” ser bem maior do que lá, o pessoal é esperto demais para se locomover, enfrentar fila e pagar para ver algo que conseguem de graça. Por isso nossos cinemas estão cada vez mais vazios e elitistas. As distribuidoras já deixam de mandar filmes para alguns lugares por falta de demanda.

A mensagem da família Simpson e da Fox Filmes á clara: quem é fã mesmo, espera para assistir no cinema. Quem é esperto assiste em casa, de graça, na frente do pc. Quem é fã e realmente gosta de cinema, enfrenta fila, pega aqueeele balde de pipoca e se diverte naquela sala escura com aqueeele telão.

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil


Quem?Luciana da Cunha
O que?Estudante de Jornalismo
Quando?07 de abril de 1988
Onde?Blumenau, SC